Carpe Diem em Cristo

A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carpe Diem(Lila)

Por Marília Lima



Primeiro, vamos esclarecer o que é “Carpe diem”...

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para ‘ colha o dia’ ou ‘aproveite o momento’. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro. (Fonte: Wikipédia)

Como o tema é “aproveite o momento”, ou no modo mais popular “curtir a vida” resolvi não falar diretamente qual é o modo correto de aproveitar a vida, resolvi pesquisar e tirar as conclusões a partir disto e fazer uma análise sobre os jovens hoje em dia.
Perguntei para 25 jovens Cristãos e 25 de outras denominações ou que não tem nenhuma, “Digamos que você esteja de férias, livre para curtir a vida. Quais os lugares que você vai e com que companhia?”
Apesar da pergunta ser muito simples, muita gente se enrolou pra responder (não sei porque... ¬¬)
Fiz um gráfico básico das respostas:

Sabe o que me chamou mais atenção?! A companhia... apenas DOIS disseram família, sendo um deles não-cristão. Claro, amigos são uma benção, mas e a família?! Algo que deveria ser em primeiro plano! Isso é um alerta principalmente para os cristãos, se nós queremos que o mundo seja de paz, amor, alegria, que comece EM CASA! Ouço muita gente colocando em orkut, fotolog, dizendo por ai “Eu amo meus pais”, “Meus pais são tudo de bom”, mas na realidade os pais são apenas aqueles que te levam para os cantos e lhe dão dinheiro e que só estão lá para se ‘intrometer’ e os irmãos são aqueles amigos legais que são ótimos apenas para fazer um complô contra os pais. Bem, isso não vem ao caso. Antes de fazer um comentário, quero informar que conheço bem as 50 pessoas que fiz a pesquisa (apesar de apenas 40 responderem). Nenhuns dos cristãos informaram que vão para bares ou algo do tipo. Sendo que eu sei que a maioria vai, não estou dizendo que é um problema ir, mas sim extravasar. Ultimamente eu tenho testemunhado jovens que ao mesmo tempo que estão trabalhando em Encontro de jovens, Ministérios e outros trabalhos da igreja estão também ‘tomando uma’, FICANDO, indo para shows mundanos... A quem você quer enganar? A mim? Ao pastor? Pode até ser... Mas a Deus não! Não adianta você falar em orkut, MSN, fotolog que você tem uma vida consagrada a Deus se você NÃO VIVE!
Eu admito que seja até uma falha das igrejas não baterem o “porque eu não devo curtir minha vida assim” do que simplesmente dizer “não”. Mas você realmente buscou saber? Irmãos, isso é sério! Porque quando queremos curtir nossas vidas do mesmo jeito que o mundo sendo que agora é “salvo”, me desculpe, mas nós estamos chamando Deus de otário! “Eeeeita! Que exagero” não, não... não é exagero!
Vou dizer uma coisa, na bíblia diz ‘O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10’ é a mesma coisa que dizer, se você ta chamando Deus de otário, é porque você não O teme e se você não O teme, o otário é você! O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. Provérbios 14:27
Ou seja, CUIDADO! Cuidado quando você brinca de ser Cristão!
Não estou dizendo que eu sou a ‘crente’ não... eu também sou falha. Mas eu sempre procuro fugir dessas programações mundanas por mais que pareça algo que não tenha nada de mais. Pergunte sempre assim “Jesus estaria aqui?”, será mesmo que Jesus estaria tomando uma, ou nesses shows, ou estaria ficando ‘pra ver se experimentando descobre se é da vontade de Deus namorar’?! (Essa é a pior desculpa de amarelo que eu já ouvi ¬¬)
Caramba gente, irmãos! Se liguem! Não adianta pregar o que você não vive! Desse jeito você continua morto! Quem não vive a Palavra, está morto!
Vamos rever nossos modos de curtir a vida, vamos perguntar a Deus se Ele se agrada dos lugares que a gente vai, sem medo do mundo achar que nós somos idiotas (quando na realidade é ao contrário) E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita VONTADE DE DEUS. Rm 12:2
Experimente isso!
Experimente Carpe diem em Cristo!


Lila (Marília Lima)
Moro em Recife -PE, estudo na faculdade Boa Viagem o curso Design de interior.
Atualmente sou membro da igreja Presbiteriana da Madalena, mas por motivos pessoas estou a procura de uma outra igreja.
Participo do Ministério interdenominacional de Teatro Cristão - TRIBOS
Quem eu sou: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

0 comentários:

Postar um comentário